Notícias

 

Dia Mundial da Criança

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o dia Mundial da criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.É um dia em que se deve pensar nas centenas de crianças que continuam a sofrer maus tratos, doenças, fome e discriminações.

Foi depois da 2ª Guerra Mundial que muitos países entraram em crise e não havia boas condições de vida. Logo as crianças viviam muito mal, sem comida ou outros cuidados. Os Pais, quando os tinham, não se preocupavam com a educação dos filhos.

A ONU (organização das nações unidas) tentou resolver o problema criando a UNICEF e em 1950 a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs à ONU que se criasse um dia dedicado a todas as crianças do mundo.

Comemorou-se este dia, pela 1ª vez a 1 de Junho de 1950. Foi então reconhecido às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:


- Afecto, amor e compreensão
- Alimentação adequada
- Cuidados médicos
- Educação gratuita
- Protecção contra todas as formas de exploração
- Crescer num clima de Paz e Fraternidade Universais.

Mas só a 20 de Novembro de 1959 é que estes direitos passaram para o papel e foi então aprovada a Declaração dos Direitos da Criança para que todas tenham uma vida digna e feliz. Foi esta a história e valores que na nossa Instituição tentámos transmitir às nossas crianças durante este dia tão especial. Também foram realizadas várias actividades ao ar livre no nosso pátio. Pintar uma parede com giz, modelar figuras com barro e jogos tradicionais no parque foram os desafios propostos às nossas crianças.

Os objectivos destas actividades foram o desenvolvimento da imaginação, expressividade, coordenação motora e principalmente a interacção entre os diferentes grupos do pré-escolar. O dia terminou com a elaboração de uma lembrança, uma doce e colorida borboleta que nas asas levou a seguinte mensagem:

"Ser criança é ser feliz...
Correr e brincar até se cansar
e ainda pedir bis!"



Equipa Pedagógica


 

O Lar de São José | Tel: 234 329 420
A Obra da Criança | Tel: 234 322 477
O Lar do Divino Salvador | Tel: 234 327 134
Centro Paroquial de Ílhavo | Tel: 234 181 850 | Email: geral@ppobresilhavo.pt